quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Enfermeiro despede-se de Cavaco Silva antes de emigrar e implora para não criar “imposto” às lágrimas e saudade

Enfermeiro despede-se de Cavaco Silva antes de emigrar e implora para não criar “imposto” às lágrimas e saudade - Política - PUBLICO.PT


É triste constatar que o Estado gaste anualmente milhares de euros, bem como as propinas pagas pelos estudantes, na formação destes profissionais, para depois depararmos com notícias destas.

É sabido que quando concorre-se ao curso de enfermagem, que em termos de colocação o mercado de trabalho não está nada fácil, mas também é verdade que há bastantes anos que o sindicato dos enfermeiros vem alertando para a  falta destes profissionais nos serviços públicos, mas nada se tem feito para colmatar estas insuficiências(ao contrário dos médicos), quer regularizar a situação de centenas de enfermeiros em situação de precariedade laboral.
À poucos dias, os sindicatos dos médicos chegaram a um acordo com o governo, e digam o que disserem, a classe médica saiu-se muito bem, porque continua a ter um forte "lobby" no país, e não é tão massacrada como outras classes profissionais ao serviço do Estado.

Durante os próximos anos continuarão a sair mais enfermeiros das escolas, os cortes orçamentais na saúde serão mais acentuados, os grupos privados de saúde irão dispensar mais funcionários, o que levará a uma maior massificação de enfermeiros desempregados.
Uma das soluções que estes profissionais irão encontrar é a emigração.

A massificação de enfermeiros para o estrangeiro que Portugal irá assistir, não se deve exclusivamente a um problema interno, mas sim de políticas erradas dos países que agora procuram estes profissionais.
Durante décadas vários países europeus embalados pelo crescimento económico, decidiram apostar em cursos superiores nesta área em detrimento dos cursos de saúde. Com o envelhecimento da população, e consequentemente maior procura de cuidados de saúde, este países sentem falta de mão-de-obra especializada, o que leva a que os jovens portugueses, como estes da notícia, deixarem tudo para trás e recomeçar uma nova vida num país que os saiba acolher e que lhe dêem o devido valor.

Abraço a todos os leitores deste blog.











Sem comentários:

Enviar um comentário