quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Taxa de desemprego jovem dispara para 35,4% - Economia - PUBLICO.PT


Taxa de desemprego jovem dispara para 35,4% - Economia - PUBLICO.PT

E temos aqui mais uma prova desastrosa das políticas que tem sido levadas a cabo pelos partidos da "alternância do poder"(PS,PSD/CDS) nas últimas décadas.
Tomando o exemplo dos jovens, chega a ser revoltante que nada se faça para combater este drama.
As causas deste drama não se reportam a 2008(início da crise), mas sim a décadas de políticas erradas entre as quais:
O sistema de ensino da educação
Apostou-se numa cultura do facilitismo, da cultura do copiador, do não combate ao absentismo escolar em vez de métodos de ensino rigorosos e que preparassem os alunos para o mercado laboral.
É claro que isto não demora 3 ou 4 anos como muitos políticos fizeram e ainda hoje fazem crer, porque quando o PS está no poder faz-se assim, quando o PSD/CDS estão no poder mudam tudo mas vai dar ao mesmo.
O problema tem a ver com a mentalidade portuguesa e não se chega ao nível dos países nórdicos numa legislatura. Demora 1 ou 2 gerações e tem que ser baseado em programas feitos por profissionais independentes e experientes e não aquelas tretas que se vê nos manuais escolares.
-  Precariedade laboral
Muitos dos jovens para fugir ao desemprego sujeitam-se a trabalhos precários através de anos e anos a recibos verdes ou a contratos a termo com salários miseráveis(muitos omitindo o facto de terem licenciatura), ou então aqueles que tendo um negócio e que teêm espírito de empreendedor, resultaria num contributo para o país, deparam-se cada vez mais com sucessivos aumentos da carga fiscal que acaba por ser mais um entrave ao progresso.

A resposta a esta crise poderia ser dada através de:
-  Baixa da carga fiscal
-  Um sistema de educação adequado conforme referi anteriormente.
-  Um sistema de justiça que seja célebre a resolver as situações e não que arraste as coisas anos e anos.
-  Incentivos ao emprego numa base de Equidade fiscal e não de aproveitamento como se tem verificado.

Mas alguns do que lerem o escrevi atrás, questionam que isso levaria a uma perda de receita por parte do Estado. Ora bem, então equilibremos com o lado da despesa pública nomeadamente com algumas medidas:
- Redução substancial dos deputados com todos os benefícios que isso acarreta,
- Acabar com o escândalo da constante renovação da frota automóvel do Estado.
- Estipular que o salário máximo na administração pública seja metade do Presidente da República.
(Alguns poderão questionar que com esse salário seria difícil atrair pessoal qualificado e que preferiam estar no privado. Pois bem, o escandaloso salário pago ao longo destas décadas mostra bem a realidade em que estamos e que nada de novo trouxeram)
- Estipular que o valor máximo de uma reforma ser de €2.000,00, porque com este montante dá para ter uma excelente qualidade de vida, mesmo que a pessoa enquanto trabalhou auferiu mais.
- Acabar com o compadrio que se vê nos concursos públicos.
- Entre outros aspectos que irei falar futuramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário