sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

whynotnow: Partilha


                                                                    Zeca Afonso



Fez ontem 25 anos que o mundo perdeu um ser humano que impôs a sua marca através dos seus ideais, humanismo, justiça, etc.
Já muito se falou sobre o Zeca, muito se escreveu sobre ele, de maneira que neste post irei fazer uma pequena homenagem.
Ainda não estou muito familiarizado com as ferramentas do blogger, e ao navegar pela internet descobri um post que me chamou a atenção, não só por ser um episódio da vida do Zeca, e que eu partilho esse mesmo post para comemorar esta efeméride.(espero que o dono do blog não se importe).
Um bom fim de semana para todos.


whynotnow: Partilha: Impossível não partilhar este texto que a Isabel colocou no seu blog " Catavento ". Que melhor homenagem se pode fazer a Zeca Afonso, no 25º...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



A música em anexo, bem como a respectiva banda dispensam apresentações. Se fosse vivo, Kurt Cobain faria 45 anos de idade no passado dia 20 de Fevereiro.
"Come as you are" é uma das melhores canções de rock da história. Para mim, a mensagem mais importante desta canção resume-se ao nosso modo de agir e pensar, bem como o que realmente somos; contra o que a sociedade pensa o que somos e acha que devemos fazer.
Obrigado Kurt por tudo o que nos deste. Descansa em paz.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Taxa de desemprego jovem dispara para 35,4% - Economia - PUBLICO.PT


Taxa de desemprego jovem dispara para 35,4% - Economia - PUBLICO.PT

E temos aqui mais uma prova desastrosa das políticas que tem sido levadas a cabo pelos partidos da "alternância do poder"(PS,PSD/CDS) nas últimas décadas.
Tomando o exemplo dos jovens, chega a ser revoltante que nada se faça para combater este drama.
As causas deste drama não se reportam a 2008(início da crise), mas sim a décadas de políticas erradas entre as quais:
O sistema de ensino da educação
Apostou-se numa cultura do facilitismo, da cultura do copiador, do não combate ao absentismo escolar em vez de métodos de ensino rigorosos e que preparassem os alunos para o mercado laboral.
É claro que isto não demora 3 ou 4 anos como muitos políticos fizeram e ainda hoje fazem crer, porque quando o PS está no poder faz-se assim, quando o PSD/CDS estão no poder mudam tudo mas vai dar ao mesmo.
O problema tem a ver com a mentalidade portuguesa e não se chega ao nível dos países nórdicos numa legislatura. Demora 1 ou 2 gerações e tem que ser baseado em programas feitos por profissionais independentes e experientes e não aquelas tretas que se vê nos manuais escolares.
-  Precariedade laboral
Muitos dos jovens para fugir ao desemprego sujeitam-se a trabalhos precários através de anos e anos a recibos verdes ou a contratos a termo com salários miseráveis(muitos omitindo o facto de terem licenciatura), ou então aqueles que tendo um negócio e que teêm espírito de empreendedor, resultaria num contributo para o país, deparam-se cada vez mais com sucessivos aumentos da carga fiscal que acaba por ser mais um entrave ao progresso.

A resposta a esta crise poderia ser dada através de:
-  Baixa da carga fiscal
-  Um sistema de educação adequado conforme referi anteriormente.
-  Um sistema de justiça que seja célebre a resolver as situações e não que arraste as coisas anos e anos.
-  Incentivos ao emprego numa base de Equidade fiscal e não de aproveitamento como se tem verificado.

Mas alguns do que lerem o escrevi atrás, questionam que isso levaria a uma perda de receita por parte do Estado. Ora bem, então equilibremos com o lado da despesa pública nomeadamente com algumas medidas:
- Redução substancial dos deputados com todos os benefícios que isso acarreta,
- Acabar com o escândalo da constante renovação da frota automóvel do Estado.
- Estipular que o salário máximo na administração pública seja metade do Presidente da República.
(Alguns poderão questionar que com esse salário seria difícil atrair pessoal qualificado e que preferiam estar no privado. Pois bem, o escandaloso salário pago ao longo destas décadas mostra bem a realidade em que estamos e que nada de novo trouxeram)
- Estipular que o valor máximo de uma reforma ser de €2.000,00, porque com este montante dá para ter uma excelente qualidade de vida, mesmo que a pessoa enquanto trabalhou auferiu mais.
- Acabar com o compadrio que se vê nos concursos públicos.
- Entre outros aspectos que irei falar futuramente.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


E foi esta a resposta de várias dezenas de milhares de pessoas contra as vergonhosas medidas de austeridade que tem sido impostas ao povo português.
Reformados, desempregados, estudantes, trabalhadores da administração pública, trabalhadores das diferentes áreas dos serviços e da indústria, micro e pequenos empresários, e acima de tudo pessoas de vários quadrantes políticos, todos juntos para mostrar que o esforço de quem trabalha e de quem produz riqueza interna,  é superior à cegueira e hipócrisia dos discursos dos nossos governantes, que teimam em dizer na praça pública que a solução é a resignação, para deixarmos de ser "piegas", que a dívida pública e externa que foi feita pela especulação financeira e capitalista, quer pelo péssimo despesismo dos antigos e actuais governantes tem que ser paga por todos, e que, todos sabemos são os verdadeiros responsáveis pela crise.

Se 2012 não irá ser um ano fácil, também é verdade que é nos tempos de crise que o povo ganha mais consciência cívica e participativa, isso fará com que assistamos a um maior endurecimento e crescimento como foi a manifestação convocada pela CGTP no passado dia 11 de Fevereiro.